1º Pré - ENECOM da Regional Sudeste II

Pronto ... Para os que esperavam o início dos pré-encontros no Rio de Janeiro, não é mais preciso esperar. Vejam abaixo o cartaz de divulgação do nosso 1º Pré-ENECOM.

Cartaz_1º_Pré-Encontro_Enecom_Paraíba_Cor.jpg

ENECOM PARAHYBA 2010 - Quem Vai ?


Os preparativos para o ENECOM Parahyba 2010 - Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (organizado pela ENECOS) já começou. Enquanto o pessoal de João Pessoa já está se movimentando para garantir uma excelente estrutura para o encontro desse ano, os estados (cada qual com o seu mobilizador) já iniciaram seus processos de debate e organização das suas caravanas.

Aqui no Rio, temos como organizadora a Júlia Bertolini da UFF e maiores informações, bem como os contatos da Júlia, podem ser encontrados em http://enecomparaiba2010.blogspot.com/

NOVIDADES DA REGIONAL


Para as pessoas que estão acostumadas a viver ou passar muito tempo no mundo digital, temos novidades. A comunidade da Regional Rio no orkut e a criação do twitter.

No Twitter - basta buscar por @regionalrio
No Orkut - ENECOS Regional Rio

Participem, colaborem, afinal tudo é feito por nós, estudantes de comunicação social.

Reunião no Clube de Engenharia - Pós CONFECOM




Conforme foi acordado após o último encontro pós-confecom no Rio de Janeiro, foi decidido que as reuniões no clube de engenharia seriam sempre primeiras segundas-feiras úteis do mês.



Convocamos a todos os estudantes de comunicação do Rio de Janeiro a participarem dessas reuniões, no intuito de dar prosseguimento a CONFECOM em nosso estado.

Caso não saiba o que foi a CONFECOM, entre em contato conosco, para que possamos organizar um debate em sua faculdade, abordando esse tema.


Para aqueles que não sabem, o endereço é Av. Rio Branco 124 - 21º ou 23º andar (o andar depende do quorum da reunião).




Reunião no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro


Depois de algumas trocas de e-mail, tivemos hoje a primeira reunião presencial no espaço do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro.

Para quem ainda não está entendendo muito bem do que se trata, nós explicamos: Esse ano, o Sindicato estará realizando o 2º Congresso dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e a ENECOS SUDESTE II fez uma proposta de realizarmos um encontro na mesma data, aproveitando que eles terão pautas comuns.

Hoje, foi a segunda reunião de construção do encontro, que a princípio será dias 28 e 29 de maio em Cabo Frio, na UVA. Enquanto isso, vamos caminhando para realizarmos o ERECOM nos dias 28, 29 e 30.


Aos interessados, basta entrar em contato com tayago@gmail.com para ficar por dentro de maiores informações.







OFICINA DE RÁDIO NO NPD EM NITERÓI


cartaz_cursoradio.jpg

RELATORIA DA REUNIÃO DO DIA 28/02


- Informes, organização interna, calouradas, encontro pós confecom e erecom.
- Presentes: UFF- Júlia, Natália e Mariana, FACHA- Jean e Leandro, UERJ- Diedro e Erick

1. Informes:
- Diedro e Jean deram alguns informes em relação ao COBRECOS:
Uma das resoluções foi de pautar as discussões da executiva através da questão da regulamentação da profissão;
O debate que ocorreu quando foi proposta a alteração de sede da enecos para Brasília gerou uma briga entre os grupos políticos que hoje compõe a executiva;
Não foram propostas muitas alterações estatutárias, Jean avaliou que devemos pensar mais nisso, conhecer mais o estatuto e suas falhas.

- Júlia e Diedro deram alguns informes sobre o andamento dos chats da gestão:
A proposta de alteração e aprovação da carta com o posicionamento sobre o FNDC;
A responsabilidade financeira das regionais em relação à dívida da enecos;
Data do próximo chat.

2) Organização interna:
- Finanças:

Decidimos enviar uma carta explicando o posicionamento da regional SE2 de não pagar a dívida da ENECOS enquanto não se discutam formas de gestão financeira da executiva, ficou claro também que algumas regionais ficaram devendo à Regional Sudeste II parte de sua inscrição do ENECOM 2008 e que este valor é muito superior ao que a SE2 deveria contribuir para o pagamento da dívida atual. (A Carta já foi enviada para a lista da Regional Sudeste II, para a Social - L e para a lista da Gestão 2010)

Camisas: Mariana vai ver o orçamento e pedir a logo marca para o Ciro. Vamos fazer 50 camisas.

Choppada unificada: proposta do Jean de realizarmos uma choppada dos cursos de comunicação social no início de abril (de 9 a 16 de abril). Júlia e Natália ficaram de ver orçamentos. A idéia é fazer em um lugar que nossa única preocupação seja a divulgação e som, bebida e segurança ficariam por conta do local. Público em torno de 150 pessoas.

Bandeira da enecos: Júlia ficou de pedir a logo marcar vetorizada para alguém da gestão.

- Comunicação:
Orkut e Twitter ficaram por conta da Natália e o Wiki continua por conta do Tayago.
Todos devem mandar sugestões para o Wiki, assim a Natália pode também atualizar o orkut e o twitter com as informações postadas pelo Tayago.

Jornal: Ficou decidido que faremos um jornal de regional SE2 pré-erecom. O jornal servirá para apresentarmos a enecos e chamarmos para o erecom, contendo programação e datas fechadas. Isso será ponto de pauta de uma próxima reunião.

- Contato com outras faculdades:
Cada militante da regional deve pensar em apresentar a ENECOS quando conhecer novos estudantes de comunicação. Uma ação de aproximação com as universidades será pensada mais adiante, tendo em vista o erecom como ação aglutinadora.

3) Calouradas:
- FACHA: terá um espaço de apresentação da enecos na segunda semana de março.
- UFF: ainda em discussão, mas provavelmente o espaço de apresentação da enecos será no dia 12 de março pela manhã.
- UERJ: o Cacos deve ver com a direção um espaço de apresentação da enecos no dia 30/03.
- UFRJ: Jean deu o informe de que o Kenzo conseguiu garantir um espço de apresentação da ENECOS durante a calourada, deve ser dia entre o dia 29 e 31 de março.
- PUC: Jean deu o informe de que o Tayago está programando uma atividade de apresentação da enecos em uma tarde livre da calourada, proposta pelo CA da PUC. Júlia deu a idéia de entrar em contato com o CA, sem ser através do Tayago, para tentarmos conseguir inserir alguma coisa na programação oficial da calourada. Júlia ficou responsável por fazer este contato através da Fernanda.

- Cartilha: vamos fazer uma cartilha de apresentação baseada na que a Júlia enviou recentemente para a lista da regional, feita pelo povo do sul, e com dois textos feitos para apresentação da regional rio e da enecos escritos pela MAri, Diedro e Júlia na época da eleição ano passado.
Os textos já foram enviados ao Diedro, que ficou responsável por diagramar até quinta feira.
UFF, UERJ e FACHA vão rodar as cartilhas para as suas faculdades e mais 100, cada uma, para distribuirmos na PUC e UFRJ.

4) Encontro pós confecom:
Será dia 27/03 o dia todo.
O encontro terá o objetivo de fazer uma avaliação da confecom e ver quais as prioridades de ação e um calendário comum para o movimento de democratização da comunicação no rio de janeiro.
Decidimos prepara um documento da enecos com base no que foi decidido no cobrecos para levar para o encontro.
Marcamos uma reunião para o dia 19/03 para encaminhar este documento.

5) Erecom:
Decidimos que devemos caminhar com todas as possibilidades de erecom ao mesmo tempo.
Júlia e Jean vão continuar o contato com o pessoal de MInas para ver a possiblidade de um erecom em conjunto.
Diedro vai ver a possibilidade de erecom na UERJ, incluindo como opção o CAP-UERJ.
A UFF também é uma opção.
Jean também ficou responsável por ver a possibilidade de realizarmos o erecom em Cabo Frio, quando terá o encontro do sindicato estadual dos jornalistas.

Até o dia 14/03 temos que ter um projeto rascunhado para que possa ser apresentado nas universidades. Júlia, Natália e Maiana ficaram responsáveis






REUNIÃO DA REGIONAL RIO

Dizem que, no Brasil, o ano começa após o carnaval. E para iniciar o ano, nada melhor do que realizarmos uma reunião para planejarmos o ano, nossas atividades e outras coisas mais. E é para isso, que vim aqui: Convidar vocês para a primeira reunião do ano.

QUANDO: Domingo (28/02/2010)
ONDE: Laranjeiras - Rua das Laranjeiras 210 * Ao chegar, ligar para 8820-3140
HORA: 10 h


Estaremos esperando vocês por lá.

Regional Sudeste II
Gestão 2010 - Repensando a Roda


Nota pública da Enecos esclarecendo posicionamento acerca do diploma tirado no XVII Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social, em São Paulo


A atual gestão Nacional da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos) vem através desta nota esclarecer a notícia publicada no dia 21 de janeiro no site do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (ligado à atual gestão da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), intitulada "Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social é favoravel ao diploma" que comenta o posicionamento político da Enecos sobre a questão da obrigatoriedade do diploma, definido no dia 20 de janeiro de 2010 no Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social. Assim como nota publicada no site da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas no dia 25 último.Desta forma o posicionamento político da Enecos esclarece a motivação da Executiva de lutar pela regulamentação do trabalho como foco prioritário, compreendendo que, na atual conjuntura, o diploma pode representar mais um ataque à categoria dos jornalistas. Nesse sentido esclarecemos que a luta apenas pela obrigatoriedade do diploma é uma saída individualista que aponta para um debate corporativista de reserva de mercado, onde a questão primordial - a exploração do comunicador, não apenas o diplomado mas de toda a grande categoria dos comunicadores sociais e da classe trabalhadora -, não é defendida.Sendo assim, seguem os posicionamentos políticos sobre a discussão, aprovados pelos delegados do XVII Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) em São Paulo, pontuados de forma a deixar clara a posição da Executiva acerca do tema e evitar mais números de notas com recortes equivocados acerca da resolução aprovada:

Posicionamento sobre situação do mundo do trabalho na indústria da Comunicação Social
61. “Os comunicadores sociais fazem parte da classe trabalhadora, nesse contexto qualquer espécie de debate de qualidade da comunicação tem que levar em conta a exploração econômica, moral e ideológica que as empresas de comunicação nos impõem. Em paralelo, a comunicação popular e comunitária sofre um processo de criminalização pelo Estado e pelas empresas. Mas, na ótica do neoliberalismo compreendemos que a total desregulamentação do mundo do trabalho contribui para a precarização, enfraquecimento da categoria do comunicador e da classe trabalhadora.”

Posicionamento sobre luta pela regulamentação
66. Defesa da criação do Fórum Nacional de Regulamentação do Trabalho. Para acúmulo e formulação da ENECOS e avanço na garantia dos direitos trabalhistas dos trabalhadores do ramo da comunicação social. Pela utilização do acúmulo já existente no MNCR (Movimento Nacional Contra a Regulamentação Profissional) e na EXNEF (Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física) que já distinguem com mais clareza as diferenças entre a regulamentação do trabalho e da profissão. Nesse sentido é fundamental a luta contra a criminalização do trabalhador
que exerce o trabalho não só na área de jornalismo, mas da comunicação como um todo, independente de possuir ou não a formação superior.

Posicionamento sobre diploma
67. A favor da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista somente nas empresas e instituições públicas que tenham relação capital-trabalho, considerando o diploma como um dos marcos regulatórios da profissão. Entendemos que o diploma por si só não garante a qualidade de formação. Pela garantia do trabalho em jornalismo comunitário, popular e alternativo, pela não criminalização dos profissionais não diplomados que já exercem o trabalho e pelo acesso desses profissionais a uma educação pública continuada em todos os níveis de maneira a beneficiar os movimentos populares. Frisamos que o nosso foco é a defesa da regulamentação do trabalho.

Posicionamento sobre organização dos trabalhadores de Comunicação Social
63. Pelo incentivo à formação de um sindicato dos trabalhadores de comunicação social que garanta a organização dos trabalhadores a fim de aglutinar o maior número deles em torno da luta pela regulamentação do trabalho. Defendemos que todos os trabalhadores de empresas de comunicação, veículos populares, alternativos e comunitários, devem ser vistos como trabalhadores do ramo da comunicação.

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010

Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social
Gestão Nacional 2010 "Aos Que Virão"

COBRECOS 2010


Terminou no dia 23 de Janeiro, na PUC - SP o XVII COBRECOS. Reunidos desde o dia 16 estavam diversos estudantes de quase todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Além de atualizar o caderno de posicionamentos políticos e o caderno de ações (que serão divulgados num prazo de 30 a 45 dias) foram também empossadas as novas gestões nacionais e regionais, escolhidas as Comissões Gestoras dos estados que não realizaram eleições e atualizado o estatuto da ENECOS para o biênio 2010/2011.

Interessante também foi ver o aprofundamento de diversos debates como a questão do trabalho e sua relação com o diploma, o uso de software livre e as novas diretrizes para o curso de jornalismo.

Os representantes da Regional Sudeste II nas respectivas chapas são.

Andrew Costa - Gestão Nacional * Chapa Aos que Virão.

Regional Sudeste II - Chapa Repensando a Roda

Diedro - UERJ
Júlia Bertolini - UFF
Mari - UFF


Boa sorte e bom trabalho a todos ...



PRE-COB.JPG

PRÉ - COBRECOS 2010


Nesse sábado, dia 09 / 01, irá ocorrer o Pré-Cobrecos. O Pré- Cobrecos é uma forma de iniciar debates sobre assuntos que estejam diretamente ligados a nossa carreira.
Nesse encontro, pretendemos conversar com os estudantes presentes e ex-participantes da executiva de comunicação sobre:

  • Democratização da Comunicação - como proseguir após a 1º CONFECOM;

  • Regulamentação da Profissão e Comunicadores Populares - Para além do diploma


Convidamos a tod@s aqueles que desejarem a participar desse debate.

O evento ocorrerá no SEPE - Rua Evaristo da Veiga 55 - 8º e a entrada é franca.

Para saber mais sobre o que é o COBRECOS, vale a pena ler o texto abaixo.


COBRECOS 2010


Será realizado do dia 16 a 23 de Janeiro o XVI COBRECOS (Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social), em São Paulo. Para que possamos aproveitar mais o encontro, a Regional Sudeste II (Rio de Janeiro) estará iniciando sua preparação para este evento com uma série de encontros que ocorrem no mês de dezembro.

Mais informações sobre o encontro, podem ser encontradas em: www.cobrecos2010.wordpress.com

Mais informações sobre os eventos da Regional Sudeste II, podem ser encontrados em Agenda


SEJAM BEM VINDOS AO WIKI DA REGIONAL RIO

Esse é o espaço de diálogo que a Regional Rio está inaugurando agora.

Se você é um estudante de comunicação, não perca tempo, faça parte lista de e-mails da Regional Rio e fique sabendo sobre nossas reuniões, atos, ações e estudos sobre temas relacionados a nossa área - Comunicação Social. Fique sempre atento e visitando as abas laterais para saber das novidades e atualizações.

Ganhe um pouco do seu tempo, navegue pelas nossas páginas e aprenda um pouco mais sobre o Movimento Estudantil de Comunicação.


Para entrar em contato, basta mandar um e-mail para: enecos.regionalrio@gmail.com





Para ingressar na lista,
Assinar regionalrio

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com










setaDireita.png
<script type="text/javascript">var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www.");document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));</script><script type="text/javascript">try {var pageTracker = _gat._getTracker("UA-15337870-2");pageTracker._trackPageview();
} catch(err) {}</script>Cartaz_1º_Pré-Encontro_Enecom_Paraíba_Cor.jpg